Novas
formas de ensinar e aprender
A
sociedade globalizada vem passando por profundas transformações,
onde as informações circulam com muita rapidez, o que
nos faz pensar na mutabilidade do conhecimento, no modo de aprender e
também de ensinar. Frente essa realidade a escola se vê
obrigada a engajar nesse novo processo de transformação
em que, o educador deve ser preparado para utilizar os recursos
tecnológicos no fazer pedagógico de maneira crítica,
reflexiva e responsável.
Nossa
educação, hoje, e por um bom tempo, não tem sido
orientada para o desenvolvimento de competências e habilidades
nos alunos, mas, sim, para a absorção, por parte deles,
de conteúdos informacionais: fatos, conceitos e procedimento
Não se pode
ignorar que antes de entrar na escola a criança aprende uma
quantidade enorme de coisas: aprende a diferenciar a suas impressões
sensoriais e a identificar objetos e pessoas; aprende a pegar e a
manipular objetos; aprende a ficar de pé e eventualmente a
andar; aprende a gostar de determinadas coisas e a não gostar
de outras, desenvolvendo nítidas preferências; aprende a
responder adequadamente ao contato de terceiros (conhecidos ou
estranhos); aprende a identificar sons, em especialmente os sons da
fala humana; aprende primeiro a expressar o que deseja através
de gestos e sinais, aprende a imitar gestos e sons e, eventualmente,
aprende a falar; aprende a se alimentar sozinha; aprende a controlar
sua bexiga e seus intestinos; aprende que não deve fazer
determinadas coisas; aprende a demonstrar carinho e a agredir os
outros, quando contrariada; aprende eventualmente a identificar
símbolos, desenhos, sons e mesmo palavras escritas com seus
referentes – e assim por diante.
Algumas
crianças aprendem até mesmo a ler e a escrever
virtualmente sozinhas. Outras crianças aprendem a se
locomover, sem se perder, em espaços relativamente complexos –
como um sítio ou mesmo as ruas de uma grande
cidade.http://www.paideia.com.br/textos/Texto-Novas%20Formas%20de%20Ensinar%20e%20Aprender.htm
De
mãos dadas para educar (Família e escola)
Educar
é colaborar para que professores e alunos nas escolas e
organizações - transformem suas vidas em processos
permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção
da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu
projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão,
emoção e comunicação que lhes permitam
encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e
tornar-se cidadãos realizados e produtivos.
Ensinar
de formas diferentes para pessoas diferentes
Com
a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de
ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos de educação
continuada, a distância. Só vale a pena estarmos juntos
fisicamente - num curso empresarial ou escolar - quando acontece algo
significativo, quando aprendemos mais estando juntos do que
pesquisando isoladamente nas nossas casas. Muitas formas de
ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo
demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto
professores como alunos temos a clara sensação de que
em muitas aulas convencionais perdemos muito tempo.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm
A
inserção da Informática na Educação
requer mudanças no pensamento e na postura
teórico-metodológico do professor, porque senão
as práticas pedagógicas correm o risco de valorizar a
técnica pela técnica, ou seja, utilizar as tecnologias
como fim e não como instrumento mediador na aprendizagem.