27/03/2009

a família


foto tirada na festa da familia -
Macapá- Ap: outubro de 2008


A escola precisa estar organizada,  precisa se sentir família aproximando-se mais uns dos outros.

Uma Reflexão

Quando nos sentimos inseguros diante de alguma situação desafiadora, logo buscamos a companhia de alguem. O importante é que a presença de outras pessoas  dá mais segurança, diminue o temores. Até aqueles medos mais infantís logo desaparecem quando estamos perto de alguém que amamos.
Na escola também deve ser assim. Deveria haver espaço parar que  as pessoas inseridas nesse processo educativo conversassem mais sobre suas vidas. Propor um encontro de relações pessoais, uma palestra de ânimo e socialização com debates ,relax, com musicas e descontração seria uma excelente idéia de aproximação.
 

 

 



 

Novas formas de ensinar

Novas formas de ensinar e aprender

A sociedade globalizada vem passando por profundas transformações, onde as informações circulam com muita rapidez, o que nos faz pensar na mutabilidade do conhecimento, no modo de aprender e também de ensinar. Frente essa realidade a escola se vê obrigada a engajar nesse novo processo de transformação em que, o educador deve ser preparado para utilizar os recursos tecnológicos no fazer pedagógico de maneira crítica, reflexiva e responsável.



Nossa educação, hoje, e por um bom tempo, não tem sido orientada para o desenvolvimento de competências e habilidades nos alunos, mas, sim, para a absorção, por parte deles, de conteúdos informacionais: fatos, conceitos e procedimento

Não se pode ignorar que antes de entrar na escola a criança aprende uma quantidade enorme de coisas: aprende a diferenciar a suas impressões sensoriais e a identificar objetos e pessoas; aprende a pegar e a manipular objetos; aprende a ficar de pé e eventualmente a andar; aprende a gostar de determinadas coisas e a não gostar de outras, desenvolvendo nítidas preferências; aprende a responder adequadamente ao contato de terceiros (conhecidos ou estranhos); aprende a identificar sons, em especialmente os sons da fala humana; aprende primeiro a expressar o que deseja através de gestos e sinais, aprende a imitar gestos e sons e, eventualmente, aprende a falar; aprende a se alimentar sozinha; aprende a controlar sua bexiga e seus intestinos; aprende que não deve fazer determinadas coisas; aprende a demonstrar carinho e a agredir os outros, quando contrariada; aprende eventualmente a identificar símbolos, desenhos, sons e mesmo palavras escritas com seus referentes – e assim por diante.



Algumas crianças aprendem até mesmo a ler e a escrever virtualmente sozinhas. Outras crianças aprendem a se locomover, sem se perder, em espaços relativamente complexos – como um sítio ou mesmo as ruas de uma grande cidade.http://www.paideia.com.br/textos/Texto-Novas%20Formas%20de%20Ensinar%20e%20Aprender.htm

De mãos dadas para educar (Família e escola)



Educar é colaborar para que professores e alunos nas escolas e organizações - transformem suas vidas em processos permanentes de aprendizagem. É ajudar os alunos na construção da sua identidade, do seu caminho pessoal e profissional - do seu projeto de vida, no desenvolvimento das habilidades de compreensão, emoção e comunicação que lhes permitam encontrar seus espaços pessoais, sociais e de trabalho e tornar-se cidadãos realizados e produtivos.





Ensinar de formas diferentes para pessoas diferentes

Com a Internet estamos começando a ter que modificar a forma de ensinar e aprender tanto nos cursos presenciais como nos de educação continuada, a distância. Só vale a pena estarmos juntos fisicamente - num curso empresarial ou escolar - quando acontece algo significativo, quando aprendemos mais estando juntos do que pesquisando isoladamente nas nossas casas. Muitas formas de ensinar hoje não se justificam mais. Perdemos tempo demais, aprendemos muito pouco, nos desmotivamos continuamente. Tanto professores como alunos temos a clara sensação de que em muitas aulas convencionais perdemos muito tempo.

http://www.eca.usp.br/prof/moran/uber.htm

A inserção da Informática na Educação requer mudanças no pensamento e na postura teórico-metodológico do professor, porque senão as práticas pedagógicas correm o risco de valorizar a técnica pela técnica, ou seja, utilizar as tecnologias como fim e não como instrumento mediador na aprendizagem.