18/07/2010

Biologia, Tecnologia e Informação

 

No momento da palestra o biólogo usou a dinâmica de Integração entre as escolas, com a socialização dos conhecimentos entre as crianças e adolescentes,  relacionados aos cuidados e  preservação da natureza.



Uma lição de vida

NÃO DEVEMOS TER MEDO DOS BICHOS E NEM PRECISAMOS DEIXÁ-LOS FORA DO HABITAT DELES.

ELES PRECISAM DO SEU PRÓPRIO LUGAR PARA VIVEREM FELIZES.

ELES NÃO CAUSAM MAL AO HOMEM

Midias Utilizadas:
  • Data Shwou 
  • Microfone
  • Caixa amplificada
  • Instrumentos musicais ( banda da policia)
  • Tela e retroprojetor
  • Notbook
  • CD  
  •  
  • Apóio:
  • Espaço da Policia Militar
  • Ônibus para transportar os alunos - Policia militar

Fonte: Texto e imagem por Marisete Barbosa
Evento em 2009
Local Macapá-AP
   

Fórum em Discussão- Uso de Projeto

Tecnologia na Educação
Marisete Pastana Barbosa
Fórum em Discussão
O trabalho com projetos em sala de aula

O trabalho com a integração dos projetos é necessário, infelizmente em muitas escolas ainda não se pode contar com muitos professores para abraçar essa bandeira do trabalho com as integração e inovação com uso dos projetos. Às vezes falta preparo, falta interesse, falta ânimo... Se fôssemos perguntar:
• Porque de alguns professores ainda não compreenderem o objetivo de se trabalhar com projeto?
-Poderíamos até dizer que seria necessário eles realizarem um curso de capacitação voltado para o uso das TIC na escola! Será que seria uma justificativa aplausível?
• E muitos que são capacitados, porque não o realizam?

-Enquanto muitos se envolvem nas atividades do cotidiano, organizam, vão à frente, indagam, buscam subsídios etc.. Outros ficam desmotivados, apáticos.

Compreende-se que trabalhar com projeto fica mais fácil para integração dos alunos as disciplinas, saber associá-las é responsabilidade do professor . Sobre isto Valente (2000) acrescenta que:
“(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbicados e representados em termos de três construções : procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender “.( p. 4)
Considerando o que o autor Valente frisa nesta citação, podemos compreender que o desenvolvimento de atividades com projetos são mais que necessárias para se trabalhar as competências e as habilidades dos alunos, aproveitar essas oportunidades para avaliar o aluno e minimizar entraves que implicam no desenvolvimento das atividades dentro e fora das salas de aula. Situações de conflitos das crianças, adolescentes e jovens.
Maria Elizabete Prado, autora do texto: “Articulando saberes e transformando a prática” em discussão aqui neste fórum, vem comungar com este pensamento dizendo que:
“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.”

Uma análise sempre é importante fazer sobre nossa pratica enquanto educadores! É certo que a cada dia se está aprimorando e inovando nosso aprendizado.

Referencias:
http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2014263-inform%C3%A1tica-na-educa%C3%A7%C3%A3o/-acesso em 08/07/10
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt2.htm- acesso em 08/07/10
PRADO, M.E.B.B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV ESCOLA. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2001.

Pesquisa e produção - Recursos Tecnológicos


Formação Continuada
Formadora: Sandra santa
Cursista: Marisete de Almeida Pastana
Atividade: Pesquisa e produção de texto
TEXTO: Um Alerta a Escola  sobre o desafio na utilização dos 
recursos tecnológicos
Hoje as escolas Brasileiras necessitam de maior cuidado. Muitos educadores são convidados a realizar cursos na área da tecnologia para que possam utilizar esse conhecimento com os alunos nas escolas. Desafio para o professor que as vezes se encontra num estágio de comodismo grande, desafio para a escola que tem que organizar espaço para acomodar as mídias que vem para as mesmas, desafio para a família que com pouca verba não podem pagar um curso para seus filhos; desafio para a direção enquanto organizar uma forma de fazer a manutenção dos computadores, e assim por diante. No  entanto sabe-se que esses desafios a cada dia estão presentes no cotidiano da nossa vida e o que seria de nossa vida sem eles.
O que fazer então? Acredita-se que  para que seja utilizados tais recursos   é necessário que todos os envolvidos na área da educação também acompanhem este processo de inclusão das tecnologias, como novos esclarecimentos das novas formas de educar no século em que se encontram.
Para isso o corpo técnico-administrativo, pedagógico das escolas devem  estar prontos a enfrentar tais desafios, para que possam dar aos alunos uma educação moderna com a utilização do computador, internet dentre outros recursos que servem de auxilio ao professor pedagogicamente.
Nós funcionários da Escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, estamos buscando com nossas atividades voltar o nosso olhar aos projetos que são organizados no inicio do ano em planejamento, para que possamos trazer a comunidade mais próxima da escola.
A informática é uma ferramenta bem rica para se utilizar com alunos.
Acredito que ela deve ser usada sim como recurso pedagógico e que são poucos os alunos que não aceitam a utilização dela nas escolas por onde se  observa.
Agora é a hora dos profissionais da área da educação discutir e levar a sério essa proposta, pois  dela depende o futuro dos alunos e deve partir também do interesse do professor.