14/06/2010

Reuniões para organização do PPP

Aconteceu neste sábado dia 12 de Junho na escola Nazaré Vasconcelos, uma reunião com os três turnos .
O objetivo foi de reorganizador as ações do Projeto politico-pedagógico da escola.

Plano de aula- Geografia e História

Curso de tecnologia na Educação Ensinando e aprendendo com as TICs
Tutora: Sandra Santos
Cursista: Marisete de Almeida Pastana Barbosa
Unidade 4
Atividade 5: Plano de Aula
Macapá: 14 de Junho de 2010

Plano de aula de Geografia

TEMA DA AULA:

Observação da Paisagem Local da fortaleza São José de Macapá e o rio Amazonas
PUBLICO ALVO:
Alunos do ensino Fundamental

OBJETIVOS:
De acordo com o PCN de Geografia para o 1º ciclo do Ensino Fundamental, este plano de aula tem o objetivo de levar a criança a:

• Reconhecer, na paisagem local e no lugar em que se os alunos encontra-se inseridos, as diferentes manifestações da natureza.
• Perceber a apropriação e transformação da natureza pela ação de usa coletividade, de seu grupo social.
• Saber utilizar a observação e a descrição na leitura direta ou indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral;
• Ler, interpretar e representar o espaço por meio de mapas simples.
• Valorização da cultura e das manifestações do povo Amapaense através de pesquisas na Internet.



CONTEÚDOS:

• Observação de imagens de árvores e solo, com observações da paisagem local de praças (focando as árvores , rios e o solo),
• Seleção de imagens de fontes diversas de árvores, praças, solo e florestas
• Pesquisando os diversos tipos de pessoas e a sua cultura, os que são vindos de outra região para visita nos pontos turísticos de Macapá especialmente na fortaleza São José,
PROCEDIMENTO(S):

O professor fará uma breve explicação sobre conceitos naturais, arvores e plantas, ressaltando a importância e preservação da natureza local; em seguida passara um vídeo relacionado às paisagens locais enfatizando a vegetação e o solo pertinentes a nossa região.
Apos o vídeo o professor dividira a sala em grupos, distribuirá revistas, jornais, papel cartolina e giz de cera para que seus alunos montem um painel relativo ao filme, descrevendo as paisagens por meio de desenhos, relacionando a importância de se preservar a natureza.
Montar um painel informativo com pesquisas na Internet, para expor na área da escola sobre a aula pesquisada.
Montado os painéis, cada grupo falara brevemente sobre o que relatou em seu trabalho para seus colegas de classe.

RECURSOS:
Sala de aula, revistas, jornais, giz de cera, papel cartolina, televisão, Internet, computadores, vídeo e filme relacionado à paisagem local.

TAREFA:
Pesquisar a vegetação presente na sua rua e bairro relatando o nome das principais (árvores).
Indagar , entrevistar o porque foi dado o nome as praças. Floriano Peixoto e Barão do Rio Branco na cidade de Macapá.

Tarefa para a próxima aula.

AVALIAÇÃO:
O processo de avaliação da aula será de :
Avaliar o envolvimento dos alunos em grupo para produzir e representar os cartazes através de desenhos e textos sobre elementos da natureza,árvores,rios, flores e solo etc.
Reconhecer e comparar os elementos sociais e naturais que compõem paisagens urbanas e rurais brasileiras, explicando alguns dos processos de interação existentes entre elas.