29/06/2010

Legislação Educacional Brasileira



O Sistema Educacional Brasileiro é regido por um conjunto de leis que compõe sua Legislação Fundamental. Ele é regulado pela LDB, Fundef, CNE e as várias emendas, leis e medidas provisórias destinadas aos níveis e modalidades de ensino.

Informações sobre:

LDBLei de Diretrizes e Bases da Educação
Promove a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades, além de estabelecer um processo regular de avaliação do ensino. Veja neste link a integra do texto atualizado da LDB e suas leis complementares.

Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
O Fundef foi implantado nacionalmente em 1.º de janeiro de 1988. Neste link você encontra as leis, decretos e emendas que o regem.

CNE - Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação tem, como objetivo, buscar democraticamente alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional. Veja neste link os pareceres e resoluções do CNE.


Níveis de ensino:

Lei, pareceres e resoluções sobre a LDB e o DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), informações e regulamentações do curso.

Decreto e portaria sobre a regulamentação da Educação Profssional.

Legislação da Educação SuperiorEstatutos e regimentos das Instituições de Ensino Superior.


Modalidade de ensino

Decretos e portaria sobre a regulamentação e o credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. 

Referencias :
http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-170-,00.html


Analise do produto midiático



Mediadora: Fernanda Serpa
Cursista: Marisete de A. Pastana Barbosa
Disciplina: Mídia, cultura e sociedade
Atividade Final: Analisando produtos midiáticos
Turma: APO3DD
UNIDADE 4
Analise do produto midiático

Para explicitar melhor a compreensão de estudos sobre os produtos midiáticos terei como analise neste texto um programa de televisão exibido no Estado do Amapá, na rede de TV Record.

Produto Escolhido: Programa “Caminhos do Amapá”


Descrição do programa

É um programa que divulga a vida das pessoas que residem em Macapá-AP e também das pessoas que fazem parte do estado do Amapá, como as comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas dentre outras (observa nas suas visitas a estes locais as situações de vida daquele que planta , colhe, pesca, e a forma de como se dá a vida desse povo nesses lugares, como eles trabalham e o que eles produzem servem para eles sobreviverem, se eles são felizes vivendo nesta região. Levando em consideração as seguintes observações.

• Origem do lugar e origem do povo que lá residem;
• Como e porque foi dado ao lugar determinado nome;
• Qual a população existente( quantitativo de mulheres,homens crianças, jovens e adultas)
• Como se dá o nascimento das crianças,e quem faz o parto,
• Que espécie de animais se encontra para caça e pesca.
• As riquezas encontradas na natureza destes lugares.

É um programa que apresenta um documentário, um programa que apresenta como fundo musical Amapaense cantores da terra Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Osmar Junior, Rambolde Campos, Nivito entre outros.


As coletas dos conteúdos apresentados no programa, são feitas através de viagem em montarias, catraias, barcos, lanchas numa natureza totalmente pura chegando a ser um pouco longas devido algumas regiões serem distantes. São viagens próximas das cachoeiras, rios , lagos, igarapés das regiões. Uma visão belíssimas da,Amazônia e do povo que vive em meio as florestas belíssimas desta natureza que Deus nos presenteou. O referido programa conta como apresentador o Deputado Jorge Amanajas. Uma das suas maiores preocupações são preservação da natureza e a infra estrutura destes locais .

Sua periodicidade ocorre à exibição do programa com exibições semanalmente, sempre aos sábados e domingos pela manhã.

Estudos da Recepção – O Horário de exibição são sempre aos sábados, às 11h30, e domingos, às 10h30,na Rede Record com tempo de duração de 60 minutos.Ficha técnica.-Direção: Jorge Amanajás (Deputado); as Comunidades do amazonas- Amapá ,tendo como apresentador como já foi dito antes aqui o deputado Jorge Amanajas, outros atores fazem parte do programa e contribuem com sua edição


Quanto ao endereçamento pode-se considerar o programa a todas as famílias, aos adultos - homens , mulheres, pais, bem como aos Jovens , adolescentes, crianças.

Estrutura e sua organização do programa. Se dá em 6 blocos, com entrevistas, documentários, imagens das paisagens e intervalo com apresentação de Jorge Amanajás.
Quanto a estratégia são utilizadas para transmitir as mensagens dos programa escolhidos, um trabalho de forma séria e responsável com transmissão de imagens interessantes, diferenciando as atividades na linguagem cotidiana televisivas levando o publico a Reflexão, Informação e apresenta história documental da cultura e atividades econômicas

Minha opinião sobre o programa- Para o programa daria um conceito muito bom, pois o mesmo é um programa bem organizado, com os seus objetivos bem definidos, contendo cenas sem proibições para menores, recomendaria a todo público de qualquer faixa etária. O horário é bem viável e propício a todo público que desejar assisti-lo além de ser um programa com visões educativas.

O maior impacto que os conteúdos da mídia causam em algumas pessoas que costumam assisti-lo, é porque é um programa cultural que valoriza os costumes do povo daqui da Amazônia, evidenciando o cotidiano do índio, do negro, dos idosos e de todos os que vivem na Amapá, alguns ficam até emocionados em rever as origens.

As pessoas vêem sempre, mas nem todos vêem os programas do mesmo modo as opiniões convergem e divergem. As pessoas têm determinados comportamentos diante de umas reportagens, uns com olhares mais críticos (havendo divergência), outros com olhares infantis e outros ainda com olhares de entretenimento voltado para a cultura. As respostas se convergem devido à faixa etária do público, mas as mesmas não fogem o foco principal que é observar a vida quotidiana do povo, levando em consideração os seus anseios, preocupações, cultura, além de valorizar aquilo que é nosso.

Referencias:

http://www.blogger.com/profile/07088452807834434329

http://caminhosdoap.blogspot.com/2010/04/depois-do-radio-e-da-tv-chegamos.html

http://twitter.com/CaminhosdoAmapa











AÇÕES ESTRATEGICAS E POLITICAS PÚBLICAS



AÇÕES ESTRATEGICAS E POLITICAS PÚBLICAS QUE FORTALEÇAM A QUALIFICAÇÃO DOCENTE:

Quanto ao aperfeiçoamento docente:
• Estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares
fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm perpassa
pela redefinição das novas diretrizes para a formação de professores,
cuja dinâmica se volte para a tendência de virtualização das
instituições formadoras.

• Promover a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);

• Oferecer treinamento para todos os professores sobre o manuseio das novas tecnologias implantadas nas escolas.
• Garantir vagas nas Universidades Públicas nos níveis de pós-graduação: lato sensu e strictu sensu;
• Implementar cursos na área psicológica visando conhecer os princípios do desenvolvimento emocional, justamente por ser um eixo fundamental da proposta pedagógica que requer cuidado na atualidade, evidenciando a necessidade da compreensão histórico-cultural do ser humano.

Quanto aos recursos físicos, didáticos e tecnológicos na escola:
• Oferecer estrutura física adequada para garantir um processo de ensino aprendizagem que favoreça o trabalho do professor e o aprendizado do aluno;
• Melhorar as condições estruturais da escola, seu aspecto físico e tecnológico;
• Disponibilizar recursos tecnológicos para as escolas.
• Melhoria nas condições de trabalho, priorizando a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas;
• Garantir o suporte técnico especializado para manutenção e instalação de equipamentos;
• Instalar programas de acessibilidade para alunos de baixa visão e outras necessidades educativas especiais.
• Respeitar a diferenças e promover a acessibilidade ao conhecimento de forma democrática.

Quanto aos rendimentos e valorização da careira do magistério:
• Política salarial digna aos agentes educacionais que incentivem a dar prosseguimento aos estudos e manter dedicação integral a pratica docente;
• Aos profissionais que priorizam a educação pública e destacam-se com projetos que viabilizam o aprender do aluno deveria ser ofertado um prêmio que o destaca-se no meio educacional. Quem sabe um “Oscar para o professor”.

Quanto ao papel da família:
• Construir uma relação mais direta e menos burocrática entre o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e da Juventude com as escolas;
• Estender às famílias que tenha programas à obrigatoriedade da participação dos pais na escola;
• Otimizar a participação dos pais na educação do educando.
• Favorecer uma prática pedagógica contextualizada, de incentivo a autonomia e valorização das ações individuais e coletivas.
• Criar comissões, que visem identificar pais ausentes ao processo de ensino aprendizagem de seus filhos em âmbito escolar, no mesmo, encaminhar ao Juizado da Infância e adolescência, cabendo a um juiz competente aplicar-lhes punições.

Quanto à valorização cultural:
• Recursos para as escolas produzirem manifestações culturais como: dança, música, teatro e esportes.

Quanto à proposta pedagógica da escola:
• Promover e realizar a revisão do Projeto Pedagógico com vistas a uma
profunda mudança nos métodos, nas expectativas de aprendizagem e nos
conteúdos de aprendizagem. Conhecer melhor a realidade escolar fazendo
o diagnóstico da mesma, de sua comunidade imediata e de seu entorno;
levantar os interesses culturais, de entretenimento e de conhecimento,
para conhecer as perspectivas profissionais, revelar problemas
afetivos e de natureza social ou familiar demandados das novas
exigências educacionais.
• Implantar a gestão democrática nas unidades educacionais, fornecendo aos profissionais de cada unidade de ensino a possibilidade de escolha de seu gestor;
• Focar o Planejamento em situações reais do cotidiano, elevando as práticas sociais ao convívio harmônico e ético;
• Construir um currículo que retrate as necessidades de sua comunidade escolar, buscando conhecer os eixos da educação cidadã, no que tange as relações humanas e de aprendizagem, princípios de convivência e aprendizagem em rede, gestão democrática e parcerias comunitárias e sociais, avaliação dialógica continuada e formação humana (ciclos e avaliação), a fim de fortalecer o Projeto político - pedagógico da escola.

Edgar Morin e Jaques Delors
CONCLUSÃO

As propostas apontadas pela equipe são bastante oportunas para serem efetivadas no contexto atual, onde que se exige que o profissional da educação esteja sempre atento e acompanhando as mudanças que ocorrem constantemente no nosso cotidiano
Com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e elencar os saberes de Edgar Morin e os pilares de Jaques Delores construímos esta proposta numa tentativa de abranger, algumas ações e políticas, mesmo já, existentes, que saiam do papel e sejam postas em prática, pois o nosso país demanda de grande necessidade por educação com qualidade nas escolas, vislumbrando, o desenvolvimento futuro neste país.
Entendemos que a responsabilidade do poder público deva, também ser compartilhada pela sociedade civil organizada de modo, viabilizar as políticas públicas e ações estratégicas apresentadas, sempre respeitando os parâmetros legais e os níveis de poder da república em âmbito federal, municipal e estadual.

             Ao compreendermos que o processo educativo possui tempo e formas diferentes, que se situam de acordo com o momento presente, levando em consideração aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos, entendemos também, que os papéis da escola e do educador neste novo contexto devem ser diferentes. Considerando que a sociedade da qual fazemos parte caracteriza-se pelo fenômeno da mundialização, entendemos também, que uma de suas marcas está pautada na pluralidade de culturas, de diálogos, de fonte de conhecimentos e de aprendizagens. Neste sentido, para que escola desenvolva currículos amplos e flexíveis que contemplem a valorização da diversidade como elemento central e enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social do educando, com vistas à construção da “ética da compreensão planetária”, tais princípios, devem estar deliberadamente permeando todas as ações políticas voltadas para a educação, não podendo ser pensada a partir de uma ou algumas ações e estratégias, e sim, do conjunto.


    
BIBLIOGRAFIA

ARANTES, Valeria Amorim, A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores , Education .2003 - - 240 páginas. Disponível em: books.google.com.br. 
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação. — campinas, SP: 2005.

BORGES, Marta Kaschny. Tecnologia, educação e aprendizagem: os desafios para o educador na era da comunicação e da informação. 2. ed. Florianópolis: UDESC / CEAP, 2003..

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n.º 9.394 - de 20/12/1996.(Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-10.
DELORS, Jacques.org. A educação para o século XXI. Questões e perspectivas: Aritmed, Porto Alegre.2005.
DELORS, Jacques. Os quatro Pilares da Educação. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educação. Acesso em: 21/152010.
http://edgarmorin.sescsp.org.br. Acesso em: 03/062010.
RODRIGUES, Zuleide Blanco. Texto: Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056. Acesso em: 06/06/2010.
MORIN, Edgar. Resenha: Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/1/0/. Acesso em: 30/05/2010.
Revista do Professor Nova Escola. Cultura visual: ensine o aluno a ler as imagens do cotidiano. Ano XVIII, nº 161. Abril, 2003.

Revista do Professor Nova Escola. Einstein para as crianças. Ano XX, nº 181. Abril, 2005





Educação à Distância


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC
Curso: Especialização Tecnologias em Educação
Mediadora: Fernanda Serpa Cardoso
Disciplina: Informática e Sociedade
Cursistas: Alzira Lima, Cleide Albuquerque, Eduiza Alves, Gercilene Vale, Helda da Silva, Irlan dos Santos, Luzimar da Silva, Mª Francinete Cambraia, Mª Isaurina de Sousa, Marisete Barbosa, Marisol Batista, Nelma Garrido, Patrícia Alves, Patrícia Rabelo, Mª Emília Raniéri, Nilda Castilho, Rildo Ferreira, Roberto Zhalouth, Vanubia dos Anjos
Turma: AP03IS


SINTESE DAS açÕes estraTÉGICAS E políticas públicas PARA O FORTALECIMENTO Da qualificação docente


INTRODUÇÃO
Como compreender os impactos do avanço tecnológico sobre as estruturas sociais: educação, comunicação, lazer, cultura, família? É uma questão que apontam maiores desafios para os profissionais da educação. Mas cabe aos gestores da educação propiciar mecanismos que façam com que o trabalho docente, em especial, tenha rendimento e alcance êxito.
            Gostaríamos de chamar atenção para o foco da Gestão compartilhada, se queremos que a educação do século XXI, tenha um cenário diferenciado e com potencialidade para o uso da diversidade tecnológica dos nossos dias, precisamos suscitar nossos anseio e o nosso poder de decisão não devemos ser geridos por uma única pessoa, mas compreender que a gestão democrática deve está presente em todos os cantos da escola, prioritariamente nas salas de aulas, nossos alunos devem conhecer sua capacidade de representação e atuação, para que então possamos construir um currículo que tenha a nossa identidade e finalmente executar planejamentos que venham atender as práticas sociais vigente, caso contrário todos os esforços resultantes da análise dos Saberes e dos Pilares ficarão restritos a uma visão parcial das necessidades que se pretende a educação do século XXI. Morin, em relação a ética do gênero humano discorre no seu texto que :
”...esboçam-se duas grandes finalidades ético-politico do novo milênio: estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a humanidade como comunidade planetária. A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência de nossa ‘terra- Pátria’, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania”.
            Como ponto de reflexão do indivíduo em sociedade, entendo que hoje, apesar da complexidade da dinâmica do mundo, acredita-se que se tornou muito mais fácil, pois a globalização é um fato, cabe a nós enquanto educadores, filtrar as informações que irão contribuir para a formação do homem, bem como prepará-lo para enfrentar os desafios impostos pela sociedade que o cerca.  Ao Estudarmos  o saber e os pilares que faz referência a “ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA, A COMPREENSÃO HUMANA E APRENDER A VIVER JUNTOS”. Percebeu-se que na sociedade de hoje ainda é forte a intolerância e a rejeição as diferenças religiosas, sexuais, culturais e até esportivas. Por isso, observando estes saberes e pilares propomos valorizar todos os tipos de manifestações culturais nas unidades escolares visando proporcionar ao  nosso aluno contato com o diferente aprendendo a respeitá-lo e a ter a oportunidade de conhecer e experimentar novas experiências. Realmente, ensinar a condição humana, a compreensão e aprender a viver juntos requer, por parte da escola e das políticas públicas atenção especial.
              As atuais políticas públicas no que concerne ao currículo já apresentam propostas que contemplam essa prioridade, como o ensino dos temas transversais. Por isso, atentos a essa observação sugerimos como política pública não a criação de novas disciplinas, mais um maior incentivo e valorização da prática pedagógica, obrigatoriamente nos Projetos Políticos Pedagógicos, os quais devem ser cobrados e fiscalizados tanto pela comunidade escolar quanto pelos órgãos responsáveis pela educação.
               O processo de democratização de acesso às tecnologias da sociedade contemporânea vem provocando mudanças na educação. A cada dia exige-se educação de qualidade. Para que isso aconteça uma das alternativas apontadas é investir na qualificação do profissional da educação. Com os efeitos da globalização caracterizada com o avanço tecnológico, torna-se imperioso elaborar diretrizes e definir políticas públicas para a educação, visando ações efetivas que resultem no aperfeiçoamento e qualificação do profissional para atender às demandas da sociedade contemporânea. Neste sentido os programas de formação devem estar voltados para a valorização do magistério por meio de um conjunto de medidas, inspiradas nos sete saberes de Edgar Morin e os Pilares de Jacques Delors.
                     Ao considerarmos que as diferentes linguagens presentes nas sociedades, são elementos formadores dos universos culturais. Compreendemos a função social da escola, e a necessidade de novos paradigmas educacionais que reflitam diretamente na forma como esta vem desempenhando seu papel de educar, e de formar os cidadãos para acompanhar o ritmo das mudanças que se processam na sociedade globalizada.
 Obs: Esta é uma atividade proposta pelo curso de Especialização em  Tecnologias em educação pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC- Educação à Distância