21/05/2010

Proposta de Planejamento com uso das midias

Formação Continuada
Formadora: Sandra santa
Atividade: Proposta de atividade

Unidade : III
Proposta de atividade

I- Tema

• Meio Ambiente escolar

II- Estrutura Curricular
• Alunos de 5ª série do ensino fundamental

III- Disciplinas envolvidas

• Projeto, Artes, Ciências, Ensino Religioso, História, Português, Geografia e Matemática

IV- Série:
• 5ª serie ( 6º ano)

V- Nome dos autores
Eliana Márcia Neri de oliveira
Eduviges de Oliveira Campos
Marisete de Almeida Pastana Barbosa

VI- Objetivos:
• Reconhecer a importância do meio ambiente para a vida dos seres e da natureza , através das pesquisas; produções de textos, atividades de artes plásticas etc.;
• Observação dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente evitando a poluição ambiental, a sujeira e a falta de amor pela natureza criada por Deus,
• Ampliar o conhecimento dos alunos para das variedades ambientais necessárias para a sobrevivência humana; ao mesmo tempo motivar os educandos para que percebam a biodiversidade;
• Apropriação dos recursos midiáticos necessários verificando a sua importância e contribuição no desenvolver das atividades escolares.

VII- Duração da atividade
• Para esta atividade será necessário usar entre cinca a dez aulas para que seja fixado os objetivos propostos pelos professores da turma.
VIII- Conhecimentos prévios
• Serão elaboradas pelos professores das disciplinas envolvidas e também pelos alunos algumas atividades que evidenciaram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com as atividades que evidenciem a abordagem trabalhada no planejamento.

IX- Estratégias
• As estratégias acontecerão em dois momentos que serão descritos aqui como:
1º momento

• Organização do planejamento pelos professores sobre os textos, vídeos, para utilizar em sala de aula sobre o meio ambiente e a biodiversidade

2º momento:
• Organização dos grupos de alunos para atividades como:
1-Pesquisas na internet, livros, apostilas; visita ao Museu Sacaca, IEPA,
2-Organização de uma peça teatral, ou paródias;
3- Ensaios de cantos que envolvam a temática abordada,
4- Produções de cartazes e recortes, colagens, para o mural etc.

3º momento

• Arrumação do espaço, evidenciando a preservação do meio ambiente e qual a nossa atitude frente aos desafios diários contribuindo com a sobrevivência de todos;
• Organização dos convites no computador, para as demais turmas de 5ª serie para prestigiar a atividade feita pela turma.

• Será feito uma culminância no final das atividades em sala de aula ou outro ambiente da escola; para apresentar o resultado final das atividades.

XI- Mídias Utilizadas

Data show; CD Computadores e internet; note book, livros, revistas, som, microfone, caixa amplificada, DVD, retroprojetor e tela, pendrive, etc.

XII- Avaliação:
• A avaliação será realizada passo a passo das atividades, contemplando o interesse, participação, envolvimento dos membros do grupo.
• Após será feito uma avaliação pelos professores sobre as atividades propostas se atingiu ou não os objetivos esperados pelos mesmos ao planejarem.

XIII- Referencias:
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/ecoturismo/amapa-sediara-o-maior-corredor-de-biodiversidade-do-pais-3204.asp
http://fotolog.terra.com.br/cptcaetite:5
http://www.mundosustentavel.com.br/entrevista_07.asp
http://www.iepa.ap.gov.br/noticias/2007/14.php

Proposta Pedagógica

Uma escola deve adotar uma proposta pedagógica para que suas ações de fato aconteçam, Aqui vou dispor algumas propostas que poderão ser analisadas pelos professores e alunos enquanto descobridores e pesquisadores.
São realidade que não se comparam com o Amapá, mas que podem ser discutidas em grupo e utilizadas em outras realidades da melhor maneira que o grupo encontrar.
Modelo de Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental

Algumas pesquisadas nas paginas da internet:

COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE

PROPOSTA PEDAGÓGICA
(modelo -ensino fundamental)

A proposta pedagógica do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.

A metodologia de ensino do Instituto Educacional Julia Melo, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.


Referencias
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/55/26/ -Acesso em 30/03/2010

Um Alerta a Escola sobre o desafio na utilização dos recursos tecnológicos

Hoje as escolas Brasileiras necessitam de maior cuidado. Muitos educadores são convidados a realizar cursos na área da tecnologia para que possam utilizar esse conhecimento com os alunos nas escolas. Desafio para o professor que as vezes se encontra num estágio de comodismo grande, desafio para a escola que tem que organizar espaço para acomodar as mídias que vem para as mesmas, desafio para a família que com pouca verba não podem pagar um curso para seus filhos; desafio para a direção enquanto organizar uma forma de fazer a manutenção dos computadores, e assim por diante. No entanto sabe-se que esses desafios a cada dia estão presentes no cotidiano da nossa vida e o que seria de nossa vida sem eles.
O que fazer então? Acredita-se que para que seja utilizados tais recursos é necessário que todos os envolvidos na área da educação também acompanhem este processo de inclusão das tecnologias, como novos esclarecimentos das novas formas de educar no século em que se encontram.
Para isso o corpo técnico-administrativo, pedagógico das escolas devem estar prontos a enfrentar tais desafios, para que possam dar aos alunos uma educação moderna com a utilização do computador, internet dentre outros recursos que servem de auxilio ao professor pedagogicamente.
Nós funcionários da Escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, estamos buscando com nossas atividades voltar o nosso olhar aos projetos que são organizados no inicio do ano em planejamento, para que possamos trazer a comunidade mais próxima da escola.
A informática é uma ferramenta bem rica para se utilizar com alunos.
Acredito que ela deve ser usada sim como recurso pedagógico e que são poucos os alunos que não aceitam a utilização dela nas escolas por onde se observa.
Agora é a hora dos profissionais da área da educação discutir e levar a sério essa proposta, pois dela depende o futuro dos alunos e deve partir também do interesse do professor.

Inclusão digital

Quem sou : minha atuação profissional

A cada dia está se aprendendo, a vida é assim um constante aprendiz. Durante a minha carreira profissional busco esta sempre inovando minha pratica, o profissionalismo deve sempre andar de mãos dadas com a curiosidade, a busca do novo. Busco despertar a curiosidade dos meus alunos na medida em que há o diálogo e a construção do saber de forma dinâmica e até atrativa.
Iniciei minha carreira profissional como professora de ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, após atuei na educação Infantil, seguidamente passei a trabalhar coma educação no ensino fundamental de 5ª a 8ª serie , EJA e área da supervisão.
Atualmente sou professora trabalho no LIED . Confesso que ainda tenho muito a aprender para poder contribuir com a educação dos educandos no Amapá e crescer como profissional.
Entretanto , a palavra tecnologia pra mim era algo estranho, Mas agora com mais clareza não vejo que a tecnologia é somente o computador, antes parecia que eu estava distante da tecnologia, mas sem perceber ela estava inserida no meu cotidiano desde o tempo em que trabalhava com o uso do aparelho de som, gravador, CD, vídeo e fita K7 e o disco vinil. Agora com um outro olhar, percebo que venho buscando acertar como educadora, estou lendo mais , busco estudar mais , para ter novos conhecimentos para aplicar a minha prática para assim despertar a curiosidade dos meus alunos cada vez mais.
A formação faz parte da cidadania como eternos aprendizes.Hoje compreendo que o avanço tecnológico vem para contribuir com o ser humano e pode ser inserido na sua prática profissional em qualquer ramo, nunca é demais, é indispensável, a formação do professor é algo que deve ser almejado por ele, o professor nunca está abastecido do conhecimento, ele a cada dia pode inserir novos métodos de ensino no seu planejar, na tentativa de dar uma educação diferenciada aos seus alunos.

Educação a distância uma forma de interação

Refletir sobre algumas características que envolvem ao processo educativo é muito gratificante. Porém viver e interagir com os profissionais da área da educação,embora com aqueles que estão mais próximo de nós bem como os que estão pelo Brasil afora em uma realidade bem diferente que a nossa ou parecida é algo que nos faz ser incentivador de novas práticas pedagógicas.
Hoje mais que nunca se tem o compromisso de nos formar e para isso existe essa maneira interessante de ter novos conhecimentos. O Curso de Formação Continuada do Professor é uma dinâmica e maravilhosa forma de unir a teoria com a prática, envolvendo o universo das experiências vividas no cotidiano das escolas de nossas cidades e estados.
Quero apresentar a todos alguns espaços criados por mim em atividades dos cursos a Distância e apresentando um pouco do universo da escola que trabalho.

http://www.fotolog.com.br/setebarbosa/77116631

http://educaonaescolanazarvasconcelos.blogspot.com/

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_horizontal_w.php?id_actividad=15322&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=15285&id_pagina=1

http://www.webquestbrasil.org/criador/webquest/soporte_tabbed_w.php?id_actividad=15286&id_pagina=1