16/06/2010

MINHA ATUAÇÃO PROFISSIONAL

Programa Nacional de Formação Continuada em tecnologia educacional
Curso de tecnologia na Educação
Ensinando e aprendendo com as TIC
Formadora: Sandra Santos
Unidade - I
Atividade:01: Quem sou
Cursista: Marisete de Almeida Pastana Barbosa


Sou uma pessoa que a cada dia está  aprendendo.
A vida é assim um constante aprendiz. Durante a minha carreira profissional busco esta sempre inovando minha pratica, o profissionalismo deve sempre andar de mãos dadas com a curiosidade, a busca do novo. Busco despertar a curiosidade dos meus alunos na medida em que há o diálogo e a construção do saber de forma dinâmica e até atrativa.

Iniciei minha carreira profissional como professora de ensino Fundamental de 1ª a 4ª série, após atuei na educação Infantil, seguidamente passei a trabalhar coma educação no ensino fundamental de 5ª a 8ª serie , EJA e área da supervisão. 


Atualmente sou professora trabalho no LIED . Confesso que ainda tenho muito a aprender para poder contribuir com a educação dos educandos no Amapá e crescer como profissional.
Entretanto , a palavra tecnologia pra mim era algo estranho. 




Mas agora com mais clareza não vejo que a tecnologia é somenteo computador, antes parecia que eu estava distante da tecnologia, mas sem perceber ela estava inserida no meu cotidiano desde o tempo em que trabalhava com o uso do aparelho de som, gravador, CD, vídeo e fita K7 e o disco vinil.


Agora com um outro olhar, percebo que venho buscando acertar como educadora, estou lendo mais , busco estudar mais , para ter novos conhecimentos para aplicar a minha prática para assim despertar a curiosidade dos meus alunos cada vez mais. 



A formação faz parte da cidadania como eternos aprendizes. Hoje compreendo que o avanço tecnológico vem para contribuir com o ser humano e pode ser inserido na sua prática profissional em qualquer ramo, nunca é demais.




É indispensável a formação do professor, é algo que deve ser almejado por ele, o professor nunca está abastecido do conhecimento, ele a cada dia pode inserir novos métodos de ensino no seu planejar, na tentativa de dar uma educação diferenciada aos seus alunos.


As manifestações culturais  estão a cada dia inseridas no processo de  formação . O profissional da educação nunca pode pensar que seu fazer pedagógico pode ficar fora do contexto real em que seus alunos se encontram.

Macapá-AP-2010

Pesquisas livres de propostas pedagógicas

Curso de Formação Continuada
Tutora: Sandra Santos
Cursista: Marisete de Almeida Pastana
Atividade: Pesquisas livres de propostas pedagógicas

Proposta Pedagógica
Uma escola deve adotar uma proposta pedagógica para que suas ações de fato aconteçam, Aqui vou dispor algumas propostas que poderão ser analisadas pelos professores e alunos enquanto descobridores e pesquisadores. São realidade que não se comparam com o Amapá, mas que podem ser discutidas em grupo e utilizadas em outras realidades da melhor maneira que o grupo encontrar.
Modelo de Proposta Pedagógica - Ensino Fundamental
COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE

PROPOSTA PEDAGÓGICA
(Modelo -ensino fundamental)

A proposta pedagógica do COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE leva em conta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDB 9.394/96, a Constituição Brasileira, o Estatuto da Criança e do Adolescente, o disposto nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN e Deliberação no. 01/99 do Conselho Estadual de Educação de São Paulo.


A metodologia de ensino do Instituto Educacional Julia Melo, está baseada na proposta construtivista, ou seja, o objetivo é levar a criança a explorar e descobrir todas as possibilidades do seu corpo, dos objetivos, das relações, do espaço e através disso, desenvolver a sua capacidade de observar, descobrir e pensar. As Atividades são programadas à inserir o conteúdo a ser trabalhado dentro do objetivo a ser alcançado pela escola.

O COLÉGIO PROFESSORA HELENA VALENTE adota a metodologia pedagógica sócio-construtivista para o trabalho com os alunos de Ensino Fundamental.

No Ensino Fundamental, a proposta pedagógica da Escola privilegia o ensino enquanto construção do conhecimento, o desenvolvimento pleno das potencialidades do aluno e sua inserção no ambiente social utilizando, para isso, os conteúdos curriculares da base nacional comum e os temas transversais, trabalhados em sua contextualização.



Referencias
http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/55/26/ -Acesso em 30/03/2010

Obs: Esta atividade foi extraída do Portal do professor

Desafios Tecnologicos


Formação Continuada
Formadora: Sandra santa
Cursista: Marisete de Almeida Pastana
Atividade: Pesquisa e produção de texto
TEXTO: Um Alerta a Escola  sobre o desafio na utilização dos 
recursos tecnológicos
Hoje as escolas Brasileiras necessitam de maior cuidado. Muitos educadores são convidados a realizar cursos na área da tecnologia para que possam utilizar esse conhecimento com os alunos nas escolas. Desafio para o professor que as vezes se encontra num estágio de comodismo grande, desafio para a escola que tem que organizar espaço para acomodar as mídias que vem para as mesmas, desafio para a família que com pouca verba não podem pagar um curso para seus filhos; desafio para a direção enquanto organizar uma forma de fazer a manutenção dos computadores, e assim por diante. No  entanto sabe-se que esses desafios a cada dia estão presentes no cotidiano da nossa vida e o que seria de nossa vida sem eles.
O que fazer então? Acredita-se que  para que seja utilizados tais recursos   é necessário que todos os envolvidos na área da educação também acompanhem este processo de inclusão das tecnologias, como novos esclarecimentos das novas formas de educar no século em que se encontram.
Para isso o corpo técnico-administrativo, pedagógico das escolas devem  estar prontos a enfrentar tais desafios, para que possam dar aos alunos uma educação moderna com a utilização do computador, internet dentre outros recursos que servem de auxilio ao professor pedagogicamente.
Nós funcionários da Escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, estamos buscando com nossas atividades voltar o nosso olhar aos projetos que são organizados no inicio do ano em planejamento, para que possamos trazer a comunidade mais próxima da escola.
A informática é uma ferramenta bem rica para se utilizar com alunos.
Acredito que ela deve ser usada sim como recurso pedagógico e que são poucos os alunos que não aceitam a utilização dela nas escolas por onde se  observa.
Agora é a hora dos profissionais da área da educação discutir e levar a sério essa proposta, pois  dela depende o futuro dos alunos e deve partir também do interesse do professor.

Atividade no LIED-2008

 Produção de Textos

Alunos realizam construção de atividades no LIED da Escolas Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos.

São atividades de produção de textos proposta pela professora Vilma - da disciplina  Português no ano de 2008.
Parabéns aos alunos e a professora Vilma.
imagem por Marisete Barbosa

A produção textual foi proposta pelos alunos sobre os tipos de linguagens existentes no cotidiano.

Foram relatados nos textos as linguagens dos caboclos ( vida do interior), indígenas, gerias dos jovens na escola,   na comunidade e na sociedade.

Foi uma atividade diferenciada com a  utilização dos meios de comunicação, computadores e acessos a internet.

Curso 100 horas

Formação Continuada do Professores

 Macapá /Amapá



Inicio do Curso 100 horas

O Curso 100horas iniciou no inicio do ano de 2010, no laboratório o NTE ( Núcleo de Tecnologia Estadual ) no Estado do Amapá.
No Laboratório da  Escola Zolito Nunes- 
imagem por Marisete 
Encontro Presencial com a Professora do NTE Sandra Santos

A Professora que acompanha a turma é Sandra Santos , a qual se dedica com afinco para que seus alunos estejam a cada dia mais atuantes e desenvolvam atividades significativas para usar as tecnologias na sua prática pedagógica dentro das escolas públicas de Macapá.
 Frente da Escola Estadual PrROFª Nazaré Vasconcelos
imagem por Marisete
São tantos os desafios na educação que se apresentam no dia-a-dia, especialmente com as varias situações dentro da sala de aula a qual precisa que seja tomada algumas medidas para qualificar o ensino aos alunos.