18/07/2010

Fórum em Discussão- Uso de Projeto

Tecnologia na Educação
Marisete Pastana Barbosa
Fórum em Discussão
O trabalho com projetos em sala de aula

O trabalho com a integração dos projetos é necessário, infelizmente em muitas escolas ainda não se pode contar com muitos professores para abraçar essa bandeira do trabalho com as integração e inovação com uso dos projetos. Às vezes falta preparo, falta interesse, falta ânimo... Se fôssemos perguntar:
• Porque de alguns professores ainda não compreenderem o objetivo de se trabalhar com projeto?
-Poderíamos até dizer que seria necessário eles realizarem um curso de capacitação voltado para o uso das TIC na escola! Será que seria uma justificativa aplausível?
• E muitos que são capacitados, porque não o realizam?

-Enquanto muitos se envolvem nas atividades do cotidiano, organizam, vão à frente, indagam, buscam subsídios etc.. Outros ficam desmotivados, apáticos.

Compreende-se que trabalhar com projeto fica mais fácil para integração dos alunos as disciplinas, saber associá-las é responsabilidade do professor . Sobre isto Valente (2000) acrescenta que:
“(...) no desenvolvimento do projeto o professor pode trabalhar com [os alunos] diferentes tipos de conhecimentos que estão imbicados e representados em termos de três construções : procedimentos e estratégias de resolução de problemas, conceitos disciplinares e estratégias e conceitos sobre aprender “.( p. 4)
Considerando o que o autor Valente frisa nesta citação, podemos compreender que o desenvolvimento de atividades com projetos são mais que necessárias para se trabalhar as competências e as habilidades dos alunos, aproveitar essas oportunidades para avaliar o aluno e minimizar entraves que implicam no desenvolvimento das atividades dentro e fora das salas de aula. Situações de conflitos das crianças, adolescentes e jovens.
Maria Elizabete Prado, autora do texto: “Articulando saberes e transformando a prática” em discussão aqui neste fórum, vem comungar com este pensamento dizendo que:
“Na pedagogia de projetos, o aluno aprende no processo de produzir, de levantar dúvidas, de pesquisar e de criar relações, que incentivam novas buscas, descobertas, compreensões e reconstruções de conhecimento. E, portanto, o papel do professor deixa de ser aquele que ensina por meio da transmissão de informações – que tem como centro do processo a atuação do professor –, para criar situações de aprendizagem cujo foco incide sobre as relações que se estabelecem neste processo, cabendo ao professor realizar as mediações necessárias para que o aluno possa encontrar sentido naquilo que está aprendendo, a partir das relações criadas nessas situações.”

Uma análise sempre é importante fazer sobre nossa pratica enquanto educadores! É certo que a cada dia se está aprimorando e inovando nosso aprendizado.

Referencias:
http://pt.shvoong.com/social-sciences/education/2014263-inform%C3%A1tica-na-educa%C3%A7%C3%A3o/-acesso em 08/07/10
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2002/te/tetxt2.htm- acesso em 08/07/10
PRADO, M.E.B.B. Articulando saberes e transformando a prática. Boletim do Salto para o Futuro. Série Tecnologia e Currículo, TV ESCOLA. Brasília: Secretaria de Educação a Distância – SEED. Ministério da Educação, 2001.

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