18/07/2010

Pesquisa e produção - Recursos Tecnológicos


Formação Continuada
Formadora: Sandra santa
Cursista: Marisete de Almeida Pastana
Atividade: Pesquisa e produção de texto
TEXTO: Um Alerta a Escola  sobre o desafio na utilização dos 
recursos tecnológicos
Hoje as escolas Brasileiras necessitam de maior cuidado. Muitos educadores são convidados a realizar cursos na área da tecnologia para que possam utilizar esse conhecimento com os alunos nas escolas. Desafio para o professor que as vezes se encontra num estágio de comodismo grande, desafio para a escola que tem que organizar espaço para acomodar as mídias que vem para as mesmas, desafio para a família que com pouca verba não podem pagar um curso para seus filhos; desafio para a direção enquanto organizar uma forma de fazer a manutenção dos computadores, e assim por diante. No  entanto sabe-se que esses desafios a cada dia estão presentes no cotidiano da nossa vida e o que seria de nossa vida sem eles.
O que fazer então? Acredita-se que  para que seja utilizados tais recursos   é necessário que todos os envolvidos na área da educação também acompanhem este processo de inclusão das tecnologias, como novos esclarecimentos das novas formas de educar no século em que se encontram.
Para isso o corpo técnico-administrativo, pedagógico das escolas devem  estar prontos a enfrentar tais desafios, para que possam dar aos alunos uma educação moderna com a utilização do computador, internet dentre outros recursos que servem de auxilio ao professor pedagogicamente.
Nós funcionários da Escola Maria de Nazaré Pereira Vasconcelos, estamos buscando com nossas atividades voltar o nosso olhar aos projetos que são organizados no inicio do ano em planejamento, para que possamos trazer a comunidade mais próxima da escola.
A informática é uma ferramenta bem rica para se utilizar com alunos.
Acredito que ela deve ser usada sim como recurso pedagógico e que são poucos os alunos que não aceitam a utilização dela nas escolas por onde se  observa.
Agora é a hora dos profissionais da área da educação discutir e levar a sério essa proposta, pois  dela depende o futuro dos alunos e deve partir também do interesse do professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"