21/05/2010

Proposta de Planejamento com uso das midias

Formação Continuada
Formadora: Sandra santa
Atividade: Proposta de atividade

Unidade : III
Proposta de atividade

I- Tema

• Meio Ambiente escolar

II- Estrutura Curricular
• Alunos de 5ª série do ensino fundamental

III- Disciplinas envolvidas

• Projeto, Artes, Ciências, Ensino Religioso, História, Português, Geografia e Matemática

IV- Série:
• 5ª serie ( 6º ano)

V- Nome dos autores
Eliana Márcia Neri de oliveira
Eduviges de Oliveira Campos
Marisete de Almeida Pastana Barbosa

VI- Objetivos:
• Reconhecer a importância do meio ambiente para a vida dos seres e da natureza , através das pesquisas; produções de textos, atividades de artes plásticas etc.;
• Observação dos cuidados que se deve ter com o meio ambiente evitando a poluição ambiental, a sujeira e a falta de amor pela natureza criada por Deus,
• Ampliar o conhecimento dos alunos para das variedades ambientais necessárias para a sobrevivência humana; ao mesmo tempo motivar os educandos para que percebam a biodiversidade;
• Apropriação dos recursos midiáticos necessários verificando a sua importância e contribuição no desenvolver das atividades escolares.

VII- Duração da atividade
• Para esta atividade será necessário usar entre cinca a dez aulas para que seja fixado os objetivos propostos pelos professores da turma.
VIII- Conhecimentos prévios
• Serão elaboradas pelos professores das disciplinas envolvidas e também pelos alunos algumas atividades que evidenciaram os conhecimentos adquiridos pelos alunos com as atividades que evidenciem a abordagem trabalhada no planejamento.

IX- Estratégias
• As estratégias acontecerão em dois momentos que serão descritos aqui como:
1º momento

• Organização do planejamento pelos professores sobre os textos, vídeos, para utilizar em sala de aula sobre o meio ambiente e a biodiversidade

2º momento:
• Organização dos grupos de alunos para atividades como:
1-Pesquisas na internet, livros, apostilas; visita ao Museu Sacaca, IEPA,
2-Organização de uma peça teatral, ou paródias;
3- Ensaios de cantos que envolvam a temática abordada,
4- Produções de cartazes e recortes, colagens, para o mural etc.

3º momento

• Arrumação do espaço, evidenciando a preservação do meio ambiente e qual a nossa atitude frente aos desafios diários contribuindo com a sobrevivência de todos;
• Organização dos convites no computador, para as demais turmas de 5ª serie para prestigiar a atividade feita pela turma.

• Será feito uma culminância no final das atividades em sala de aula ou outro ambiente da escola; para apresentar o resultado final das atividades.

XI- Mídias Utilizadas

Data show; CD Computadores e internet; note book, livros, revistas, som, microfone, caixa amplificada, DVD, retroprojetor e tela, pendrive, etc.

XII- Avaliação:
• A avaliação será realizada passo a passo das atividades, contemplando o interesse, participação, envolvimento dos membros do grupo.
• Após será feito uma avaliação pelos professores sobre as atividades propostas se atingiu ou não os objetivos esperados pelos mesmos ao planejarem.

XIII- Referencias:
http://ecoviagem.uol.com.br/noticias/turismo/ecoturismo/amapa-sediara-o-maior-corredor-de-biodiversidade-do-pais-3204.asp
http://fotolog.terra.com.br/cptcaetite:5
http://www.mundosustentavel.com.br/entrevista_07.asp
http://www.iepa.ap.gov.br/noticias/2007/14.php

3 comentários:

  1. Muito bom o seu plano de aula, mostrou como utilizar as mídias no dia-a- dia da sala de aula! Parabéns colega!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada amiga.
    Você é muito gentil.

    ResponderExcluir
  3. obrigada pela atenção.
    abraços!

    ResponderExcluir

" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"