29/06/2010

AÇÕES ESTRATEGICAS E POLITICAS PÚBLICAS



AÇÕES ESTRATEGICAS E POLITICAS PÚBLICAS QUE FORTALEÇAM A QUALIFICAÇÃO DOCENTE:

Quanto ao aperfeiçoamento docente:
• Estabelecer uma necessária intimidade entre os saberes curriculares
fundamental aos alunos e a experiência social que eles têm perpassa
pela redefinição das novas diretrizes para a formação de professores,
cuja dinâmica se volte para a tendência de virtualização das
instituições formadoras.

• Promover a formação continuada dos professores e outros agentes educacionais para o uso pedagógico das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs);

• Oferecer treinamento para todos os professores sobre o manuseio das novas tecnologias implantadas nas escolas.
• Garantir vagas nas Universidades Públicas nos níveis de pós-graduação: lato sensu e strictu sensu;
• Implementar cursos na área psicológica visando conhecer os princípios do desenvolvimento emocional, justamente por ser um eixo fundamental da proposta pedagógica que requer cuidado na atualidade, evidenciando a necessidade da compreensão histórico-cultural do ser humano.

Quanto aos recursos físicos, didáticos e tecnológicos na escola:
• Oferecer estrutura física adequada para garantir um processo de ensino aprendizagem que favoreça o trabalho do professor e o aprendizado do aluno;
• Melhorar as condições estruturais da escola, seu aspecto físico e tecnológico;
• Disponibilizar recursos tecnológicos para as escolas.
• Melhoria nas condições de trabalho, priorizando a instalação de ambientes tecnológicos nas escolas;
• Garantir o suporte técnico especializado para manutenção e instalação de equipamentos;
• Instalar programas de acessibilidade para alunos de baixa visão e outras necessidades educativas especiais.
• Respeitar a diferenças e promover a acessibilidade ao conhecimento de forma democrática.

Quanto aos rendimentos e valorização da careira do magistério:
• Política salarial digna aos agentes educacionais que incentivem a dar prosseguimento aos estudos e manter dedicação integral a pratica docente;
• Aos profissionais que priorizam a educação pública e destacam-se com projetos que viabilizam o aprender do aluno deveria ser ofertado um prêmio que o destaca-se no meio educacional. Quem sabe um “Oscar para o professor”.

Quanto ao papel da família:
• Construir uma relação mais direta e menos burocrática entre o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e da Juventude com as escolas;
• Estender às famílias que tenha programas à obrigatoriedade da participação dos pais na escola;
• Otimizar a participação dos pais na educação do educando.
• Favorecer uma prática pedagógica contextualizada, de incentivo a autonomia e valorização das ações individuais e coletivas.
• Criar comissões, que visem identificar pais ausentes ao processo de ensino aprendizagem de seus filhos em âmbito escolar, no mesmo, encaminhar ao Juizado da Infância e adolescência, cabendo a um juiz competente aplicar-lhes punições.

Quanto à valorização cultural:
• Recursos para as escolas produzirem manifestações culturais como: dança, música, teatro e esportes.

Quanto à proposta pedagógica da escola:
• Promover e realizar a revisão do Projeto Pedagógico com vistas a uma
profunda mudança nos métodos, nas expectativas de aprendizagem e nos
conteúdos de aprendizagem. Conhecer melhor a realidade escolar fazendo
o diagnóstico da mesma, de sua comunidade imediata e de seu entorno;
levantar os interesses culturais, de entretenimento e de conhecimento,
para conhecer as perspectivas profissionais, revelar problemas
afetivos e de natureza social ou familiar demandados das novas
exigências educacionais.
• Implantar a gestão democrática nas unidades educacionais, fornecendo aos profissionais de cada unidade de ensino a possibilidade de escolha de seu gestor;
• Focar o Planejamento em situações reais do cotidiano, elevando as práticas sociais ao convívio harmônico e ético;
• Construir um currículo que retrate as necessidades de sua comunidade escolar, buscando conhecer os eixos da educação cidadã, no que tange as relações humanas e de aprendizagem, princípios de convivência e aprendizagem em rede, gestão democrática e parcerias comunitárias e sociais, avaliação dialógica continuada e formação humana (ciclos e avaliação), a fim de fortalecer o Projeto político - pedagógico da escola.

Edgar Morin e Jaques Delors
CONCLUSÃO

As propostas apontadas pela equipe são bastante oportunas para serem efetivadas no contexto atual, onde que se exige que o profissional da educação esteja sempre atento e acompanhando as mudanças que ocorrem constantemente no nosso cotidiano
Com o intuito de contribuir para o melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem e elencar os saberes de Edgar Morin e os pilares de Jaques Delores construímos esta proposta numa tentativa de abranger, algumas ações e políticas, mesmo já, existentes, que saiam do papel e sejam postas em prática, pois o nosso país demanda de grande necessidade por educação com qualidade nas escolas, vislumbrando, o desenvolvimento futuro neste país.
Entendemos que a responsabilidade do poder público deva, também ser compartilhada pela sociedade civil organizada de modo, viabilizar as políticas públicas e ações estratégicas apresentadas, sempre respeitando os parâmetros legais e os níveis de poder da república em âmbito federal, municipal e estadual.

             Ao compreendermos que o processo educativo possui tempo e formas diferentes, que se situam de acordo com o momento presente, levando em consideração aspectos culturais, sociais, econômicos e políticos, entendemos também, que os papéis da escola e do educador neste novo contexto devem ser diferentes. Considerando que a sociedade da qual fazemos parte caracteriza-se pelo fenômeno da mundialização, entendemos também, que uma de suas marcas está pautada na pluralidade de culturas, de diálogos, de fonte de conhecimentos e de aprendizagens. Neste sentido, para que escola desenvolva currículos amplos e flexíveis que contemplem a valorização da diversidade como elemento central e enriquecedor do desenvolvimento pessoal e social do educando, com vistas à construção da “ética da compreensão planetária”, tais princípios, devem estar deliberadamente permeando todas as ações políticas voltadas para a educação, não podendo ser pensada a partir de uma ou algumas ações e estratégias, e sim, do conjunto.


    
BIBLIOGRAFIA

ARANTES, Valeria Amorim, A dimensão afetiva da psique humana e a educação em valores , Education .2003 - - 240 páginas. Disponível em: books.google.com.br. 
BELLONI, Maria Luiza. O que é mídia educação. — campinas, SP: 2005.

BORGES, Marta Kaschny. Tecnologia, educação e aprendizagem: os desafios para o educador na era da comunicação e da informação. 2. ed. Florianópolis: UDESC / CEAP, 2003..

BRASIL, Lei de Diretrizes e Bases da Educação – Lei n.º 9.394 - de 20/12/1996.(Coord.). Os quatro pilares da educação. In: Educação: um tesouro a descobrir. São Paulo: Cortezo. p. 89-10.
DELORS, Jacques.org. A educação para o século XXI. Questões e perspectivas: Aritmed, Porto Alegre.2005.
DELORS, Jacques. Os quatro Pilares da Educação. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Quatro_Pilares_da_Educação. Acesso em: 21/152010.
http://edgarmorin.sescsp.org.br. Acesso em: 03/062010.
RODRIGUES, Zuleide Blanco. Texto: Os quatro pilares de uma educação para o século XXI e suas implicações na prática pedagógica. Disponível em: http://www.educacional.com.br/articulistas/outrosEducacao_artigo.asp?artigo=artigo0056. Acesso em: 06/06/2010.
MORIN, Edgar. Resenha: Os Sete Saberes Necessários á Educação do Futuro. Disponível em: http://www.conteudoescola.com.br/site/content/view/89/27/1/0/. Acesso em: 30/05/2010.
Revista do Professor Nova Escola. Cultura visual: ensine o aluno a ler as imagens do cotidiano. Ano XVIII, nº 161. Abril, 2003.

Revista do Professor Nova Escola. Einstein para as crianças. Ano XX, nº 181. Abril, 2005





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" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"