29/06/2010

Legislação Educacional Brasileira



O Sistema Educacional Brasileiro é regido por um conjunto de leis que compõe sua Legislação Fundamental. Ele é regulado pela LDB, Fundef, CNE e as várias emendas, leis e medidas provisórias destinadas aos níveis e modalidades de ensino.

Informações sobre:

LDBLei de Diretrizes e Bases da Educação
Promove a descentralização e a autonomia para as escolas e universidades, além de estabelecer um processo regular de avaliação do ensino. Veja neste link a integra do texto atualizado da LDB e suas leis complementares.

Fundef - Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério.
O Fundef foi implantado nacionalmente em 1.º de janeiro de 1988. Neste link você encontra as leis, decretos e emendas que o regem.

CNE - Conselho Nacional de Educação
O Conselho Nacional de Educação tem, como objetivo, buscar democraticamente alternativas e mecanismos institucionais que possibilitem assegurar a participação da sociedade no desenvolvimento, aprimoramento e consolidação da educação nacional. Veja neste link os pareceres e resoluções do CNE.


Níveis de ensino:

Lei, pareceres e resoluções sobre a LDB e o DCNEM (Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio), informações e regulamentações do curso.

Decreto e portaria sobre a regulamentação da Educação Profssional.

Legislação da Educação SuperiorEstatutos e regimentos das Instituições de Ensino Superior.


Modalidade de ensino

Decretos e portaria sobre a regulamentação e o credenciamento de instituições para a oferta de cursos de graduação e educação profissional tecnológica a distância. 

Referencias :
http://www.klick.com.br/conteudo/pagina/0,6313,POR-170-,00.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"