29/06/2010

Educação à Distância


Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC
Curso: Especialização Tecnologias em Educação
Mediadora: Fernanda Serpa Cardoso
Disciplina: Informática e Sociedade
Cursistas: Alzira Lima, Cleide Albuquerque, Eduiza Alves, Gercilene Vale, Helda da Silva, Irlan dos Santos, Luzimar da Silva, Mª Francinete Cambraia, Mª Isaurina de Sousa, Marisete Barbosa, Marisol Batista, Nelma Garrido, Patrícia Alves, Patrícia Rabelo, Mª Emília Raniéri, Nilda Castilho, Rildo Ferreira, Roberto Zhalouth, Vanubia dos Anjos
Turma: AP03IS


SINTESE DAS açÕes estraTÉGICAS E políticas públicas PARA O FORTALECIMENTO Da qualificação docente


INTRODUÇÃO
Como compreender os impactos do avanço tecnológico sobre as estruturas sociais: educação, comunicação, lazer, cultura, família? É uma questão que apontam maiores desafios para os profissionais da educação. Mas cabe aos gestores da educação propiciar mecanismos que façam com que o trabalho docente, em especial, tenha rendimento e alcance êxito.
            Gostaríamos de chamar atenção para o foco da Gestão compartilhada, se queremos que a educação do século XXI, tenha um cenário diferenciado e com potencialidade para o uso da diversidade tecnológica dos nossos dias, precisamos suscitar nossos anseio e o nosso poder de decisão não devemos ser geridos por uma única pessoa, mas compreender que a gestão democrática deve está presente em todos os cantos da escola, prioritariamente nas salas de aulas, nossos alunos devem conhecer sua capacidade de representação e atuação, para que então possamos construir um currículo que tenha a nossa identidade e finalmente executar planejamentos que venham atender as práticas sociais vigente, caso contrário todos os esforços resultantes da análise dos Saberes e dos Pilares ficarão restritos a uma visão parcial das necessidades que se pretende a educação do século XXI. Morin, em relação a ética do gênero humano discorre no seu texto que :
”...esboçam-se duas grandes finalidades ético-politico do novo milênio: estabelecer uma relação de controle mútuo entre a sociedade e os indivíduos pela democracia e conceber a humanidade como comunidade planetária. A educação deve contribuir não somente para a tomada de consciência de nossa ‘terra- Pátria’, mas também permitir que esta consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania”.
            Como ponto de reflexão do indivíduo em sociedade, entendo que hoje, apesar da complexidade da dinâmica do mundo, acredita-se que se tornou muito mais fácil, pois a globalização é um fato, cabe a nós enquanto educadores, filtrar as informações que irão contribuir para a formação do homem, bem como prepará-lo para enfrentar os desafios impostos pela sociedade que o cerca.  Ao Estudarmos  o saber e os pilares que faz referência a “ENSINAR A CONDIÇÃO HUMANA, A COMPREENSÃO HUMANA E APRENDER A VIVER JUNTOS”. Percebeu-se que na sociedade de hoje ainda é forte a intolerância e a rejeição as diferenças religiosas, sexuais, culturais e até esportivas. Por isso, observando estes saberes e pilares propomos valorizar todos os tipos de manifestações culturais nas unidades escolares visando proporcionar ao  nosso aluno contato com o diferente aprendendo a respeitá-lo e a ter a oportunidade de conhecer e experimentar novas experiências. Realmente, ensinar a condição humana, a compreensão e aprender a viver juntos requer, por parte da escola e das políticas públicas atenção especial.
              As atuais políticas públicas no que concerne ao currículo já apresentam propostas que contemplam essa prioridade, como o ensino dos temas transversais. Por isso, atentos a essa observação sugerimos como política pública não a criação de novas disciplinas, mais um maior incentivo e valorização da prática pedagógica, obrigatoriamente nos Projetos Políticos Pedagógicos, os quais devem ser cobrados e fiscalizados tanto pela comunidade escolar quanto pelos órgãos responsáveis pela educação.
               O processo de democratização de acesso às tecnologias da sociedade contemporânea vem provocando mudanças na educação. A cada dia exige-se educação de qualidade. Para que isso aconteça uma das alternativas apontadas é investir na qualificação do profissional da educação. Com os efeitos da globalização caracterizada com o avanço tecnológico, torna-se imperioso elaborar diretrizes e definir políticas públicas para a educação, visando ações efetivas que resultem no aperfeiçoamento e qualificação do profissional para atender às demandas da sociedade contemporânea. Neste sentido os programas de formação devem estar voltados para a valorização do magistério por meio de um conjunto de medidas, inspiradas nos sete saberes de Edgar Morin e os Pilares de Jacques Delors.
                     Ao considerarmos que as diferentes linguagens presentes nas sociedades, são elementos formadores dos universos culturais. Compreendemos a função social da escola, e a necessidade de novos paradigmas educacionais que reflitam diretamente na forma como esta vem desempenhando seu papel de educar, e de formar os cidadãos para acompanhar o ritmo das mudanças que se processam na sociedade globalizada.
 Obs: Esta é uma atividade proposta pelo curso de Especialização em  Tecnologias em educação pela  Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro- PUC- Educação à Distância

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" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"