29/06/2010

Analise do produto midiático



Mediadora: Fernanda Serpa
Cursista: Marisete de A. Pastana Barbosa
Disciplina: Mídia, cultura e sociedade
Atividade Final: Analisando produtos midiáticos
Turma: APO3DD
UNIDADE 4
Analise do produto midiático

Para explicitar melhor a compreensão de estudos sobre os produtos midiáticos terei como analise neste texto um programa de televisão exibido no Estado do Amapá, na rede de TV Record.

Produto Escolhido: Programa “Caminhos do Amapá”


Descrição do programa

É um programa que divulga a vida das pessoas que residem em Macapá-AP e também das pessoas que fazem parte do estado do Amapá, como as comunidades ribeirinhas, indígenas, quilombolas dentre outras (observa nas suas visitas a estes locais as situações de vida daquele que planta , colhe, pesca, e a forma de como se dá a vida desse povo nesses lugares, como eles trabalham e o que eles produzem servem para eles sobreviverem, se eles são felizes vivendo nesta região. Levando em consideração as seguintes observações.

• Origem do lugar e origem do povo que lá residem;
• Como e porque foi dado ao lugar determinado nome;
• Qual a população existente( quantitativo de mulheres,homens crianças, jovens e adultas)
• Como se dá o nascimento das crianças,e quem faz o parto,
• Que espécie de animais se encontra para caça e pesca.
• As riquezas encontradas na natureza destes lugares.

É um programa que apresenta um documentário, um programa que apresenta como fundo musical Amapaense cantores da terra Zé Miguel, Amadeu Cavalcante, Osmar Junior, Rambolde Campos, Nivito entre outros.


As coletas dos conteúdos apresentados no programa, são feitas através de viagem em montarias, catraias, barcos, lanchas numa natureza totalmente pura chegando a ser um pouco longas devido algumas regiões serem distantes. São viagens próximas das cachoeiras, rios , lagos, igarapés das regiões. Uma visão belíssimas da,Amazônia e do povo que vive em meio as florestas belíssimas desta natureza que Deus nos presenteou. O referido programa conta como apresentador o Deputado Jorge Amanajas. Uma das suas maiores preocupações são preservação da natureza e a infra estrutura destes locais .

Sua periodicidade ocorre à exibição do programa com exibições semanalmente, sempre aos sábados e domingos pela manhã.

Estudos da Recepção – O Horário de exibição são sempre aos sábados, às 11h30, e domingos, às 10h30,na Rede Record com tempo de duração de 60 minutos.Ficha técnica.-Direção: Jorge Amanajás (Deputado); as Comunidades do amazonas- Amapá ,tendo como apresentador como já foi dito antes aqui o deputado Jorge Amanajas, outros atores fazem parte do programa e contribuem com sua edição


Quanto ao endereçamento pode-se considerar o programa a todas as famílias, aos adultos - homens , mulheres, pais, bem como aos Jovens , adolescentes, crianças.

Estrutura e sua organização do programa. Se dá em 6 blocos, com entrevistas, documentários, imagens das paisagens e intervalo com apresentação de Jorge Amanajás.
Quanto a estratégia são utilizadas para transmitir as mensagens dos programa escolhidos, um trabalho de forma séria e responsável com transmissão de imagens interessantes, diferenciando as atividades na linguagem cotidiana televisivas levando o publico a Reflexão, Informação e apresenta história documental da cultura e atividades econômicas

Minha opinião sobre o programa- Para o programa daria um conceito muito bom, pois o mesmo é um programa bem organizado, com os seus objetivos bem definidos, contendo cenas sem proibições para menores, recomendaria a todo público de qualquer faixa etária. O horário é bem viável e propício a todo público que desejar assisti-lo além de ser um programa com visões educativas.

O maior impacto que os conteúdos da mídia causam em algumas pessoas que costumam assisti-lo, é porque é um programa cultural que valoriza os costumes do povo daqui da Amazônia, evidenciando o cotidiano do índio, do negro, dos idosos e de todos os que vivem na Amapá, alguns ficam até emocionados em rever as origens.

As pessoas vêem sempre, mas nem todos vêem os programas do mesmo modo as opiniões convergem e divergem. As pessoas têm determinados comportamentos diante de umas reportagens, uns com olhares mais críticos (havendo divergência), outros com olhares infantis e outros ainda com olhares de entretenimento voltado para a cultura. As respostas se convergem devido à faixa etária do público, mas as mesmas não fogem o foco principal que é observar a vida quotidiana do povo, levando em consideração os seus anseios, preocupações, cultura, além de valorizar aquilo que é nosso.

Referencias:

http://www.blogger.com/profile/07088452807834434329

http://caminhosdoap.blogspot.com/2010/04/depois-do-radio-e-da-tv-chegamos.html

http://twitter.com/CaminhosdoAmapa











Nenhum comentário:

Postar um comentário

" Só faz educação quem confia no seu potencial de educador"